Você sabe a diferença entre estratégia e planejamento?
Essa é uma pergunta que gostamos de fazer para os nossos clientes, pois muitos confundem esses conceitos, e entender isso é importante para o sucesso de qualquer negócio.
➡️ A estratégia é uma visão de longo prazo. Determina o que será feito e por que será feito. É a escolha do melhor caminho. Geralmente, é uma visão ampla, baseada na análise de oportunidades e tendências. Pode considerar um novo mercado, um novo produto ou serviço, ou uma inovação. Muitas vezes, parte de uma visão externa. Envolve escolhas inteligentes e define os melhores caminhos para o crescimento da empresa.
➡️ Já o planejamento tem uma visão de curto e médio prazo. Determina como e quando será feito. Normalmente, parte de uma visão interna, lidando com cronogramas, metas, indicadores, planos de ação e gerenciamento. Em geral, trata-se da execução da estratégia.
São conceitos diferentes, mas complementares. Uma boa estratégia com um bom planejamento é o melhor dos mundos.
E é exatamente isso que implementamos em nossos clientes.
Vou apresentar aqui algumas metodologias e ferramentas aplicáveis na gestão que podem ajudar a exemplificar e explicar melhor esses dois conceitos:
- A análise SWOT (FOFA) e as 5 Forças de Porter são utilizadas para definição de estratégias.
- Já o 5W2H, a matriz RACI e o planejamento orçamentário e financeiro são utilizados para o planejamento.
- Geralmente, utilizamos ferramentas como Trello, Asana ou Monday para o gerenciamento.
Além disso, acho legal apresentar alguns cases, fazendo um paralelo entre os dois conceitos:
McDonald's e Volvo
Essas empresas fizeram uma parceria para instalação de estações de recarga elétrica em suas unidades, especialmente nos pontos de drive-thru.
➡️ Estratégia: Posicionar-se como marcas sustentáveis e inovadoras. Diferenciar-se por antecipar tendências. Vender para consumidores de alto valor.
➡️ Planejamento: Elaborar um cronograma de implantação da estratégia. Aumentar o tempo de permanência e o ticket médio das vendas.
Hering e Grupo Soma
Após ser adquirida pelo Grupo Soma, que engloba várias marcas de renome como Animale e Farm, a Hering passou por um reposicionamento de marca.
➡️ Estratégia: Elevar a percepção de valor da marca. Conquistar novos públicos. Criar mega lojas unindo lojas físicas e e-commerce, com definição de verbas para investimento em tecnologia e aumento da receita por loja.
➡️ Planejamento: Mapear o perfil demográfico dos consumidores, definir verbas de investimento em tecnologia e criar um cronograma para instalação das novas lojas.
Kit Kat no Japão
No Japão, a expressão "Kit Kat" se assemelha à expressão "Kitto Katsu", que significa “você certamente vencerá”. Por isso, o chocolate é visto como um amuleto da sorte. Além disso, os japoneses têm o hábito de presentear com chocolates em datas especiais.
➡️ Estratégia: Adaptar o produto ao comportamento local. Criar vínculo emocional, aumentando o valor agregado.
➡️ Planejamento: Investir em embalagens especiais e sabores exclusivos e regionais que remetam à cultura local, como saquê, matcha, wasabi e batata-doce. Criar vendas exclusivas por região, de acordo com a culinária típica. Definir versões premium para presentes, disponíveis em aeroportos e estações.
Neste momento, a equipe da Trade está atuando na elaboração do planejamento estratégico dos nossos clientes.
E a sua empresa? Já tem o planejamento estratégico estruturado ou está apenas operando no piloto automático?
Reflita aí e, se precisar de ajuda, conte com a nossa equipe.