Fazer Mais Com Menos. Esse é o Desafio!

A IMPLEMENTAÇÃO de uma cultura e metodologia de gestão de processos podem ajudar as empresas na melhoria do seu desempenho, como pode ser observado na publicação do Ministério do Desenvolvimento da experiência bem-sucedida do Projeto-Piloto do Programa Brasil Mais Produtivo, que visa aumentar a produtividade das indústrias, realizado em parceria com o SENAI, onde 18 empresas receberam consultorias para otimizar os seus processos e obtiveram ganho médio de 42% nos indicadores de produtividade. A FALTA de conhecimento e programas voltados para a eficiência organizacional também podem diminuir a competitividade e aumentar os gastos das empresas. Um exemplo que salta os olhos é o da saúde, que segundo divulgação em 2017 da OMS – Organização Mundial de Saúde 20% a 40% dos gastos na saúde são desperdiçados por ineficiência dos processos.

Segundo pesquisa publicada recentemente pela APQC (Uma das organizações mais respeitadas no mundo na área de gestão de desempenho) a gestão de processos foi classificada como uma das principais prioridades pelos executivos e líderes empresariais. Conhecer e desenvolver os conceitos, objetivos, metodologias é o ponto de partida e tem caráter urgente no ambiente corporativo. A busca do conhecimento e o compartilhamento de experiências é a energia necessária para a transformação dos processos nos negócios, com entregas de produtos e serviços que geram valor para os seus clientes.

A gestão de processos é uma forma de fazer o máximo com o mesmo recurso e tem como objetivo a melhoria de desempenho, atendendo às necessidades e expectativas das partes interessadas:

  • Clientes: Qualidade de produtos e serviços e geração de valor agregado
  • Acionistas: Retorno de investimento, otimização de recursos, aumento de performance, melhoria contínua
  • Fornecedores: Negociações favoráveis e oportunidades de novos negócios
  • Funcionários: Desenvolvimento pessoal e profissional
  • Sociedade: Geração de emprego e renda, melhor aplicabilidade de recursos, responsabilidade social, sustentabilidade e crescimento

 

O que chama muito a atenção nos projetos de gestão de processos organizacionais é a rapidez, a efetividade e os ganhos gerados quando de sua aplicação, principalmente no tange ao aumento do desempenho operacional, no desenvolvimento de uma filosofia balizada na produtividade e nos reflexos positivos da performance financeira das empresas.

Na prática o ciclo de vida de um projeto – gerenciamento de processos deve contemplar 6 fases, apresentadas a seguir com a associação das principais técnicas e boas práticas:

  • Construir uma visão do negócio, através de um planejamento estratégico, BSC e análise SWOTT
  • Entender e mapear uma situação atual através da análise da estrutura organizacional, descrição de funções, mapeamento de processos, fluxogramas e diagramas
  • Analisar as melhorias e monitorar os resultados esperados através das metodologias. As mais conhecidas são: AS IS, TO BE, PDCA e 6 Sigma
  • Redesenhar processos através da análise crítica e melhorias contínuas
  • Implantar um novo processo e operação assistida, plano de ação 5W2H, cronograma e auditorias que retroalimentam o processo
  • Fazer a gestão do dia a dia através da apuração e monitoramento de indicadores de performance e controle

 

Para obter sucesso em um “Projeto de Gestão e Otimização de Processos” é necessário ter conhecimento técnico, boas práticas, envolvimento da equipe e o desenvolvimento uma nova cultura no trato dos recursos, no fazer mais com menos, um novo olhar em relação ao cliente, enxergando-o como a mola mestra e motivo de existência da organização. Para tanto é fundamental que os LÍDERES do Projeto sejam profissionais e/ou consultorias com vivências e expertise na transformação e melhorias destes processos, totalmente focados nos RESULTADOS. Certamente o legado será mais rico, além de duradouro. Esse é o maior desafio!!!

Autores:
Marco Aurélio Rodrigues
Danuse Martins Carvalho