Com o investimento, a Sonda passou a deter 60% de participação societária na Ativas, permanecendo a Cemig e o grupo Asamar com os outros 40%

Aliança, que demandou aporte de R$ 114 milhões, agrega valor aos processos de negócios dos clientes

A ampliação do portfólio de serviços e da atuação para outros mercados serão os principais ganhos da mineira Ativas Data Center após o aporte de R$ 114 milhões da chilena Sonda. Trata-­se da maior companhia latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação (TI), com mais de 20 mil colaboradores na América Latina, sendo 14 mil no Brasil, agregando, entre outras coisas, o modelo de serviço já aplicado hoje junto a sua rede de clientes.

Lançada oficialmente ontem, em Belo Horizonte, a parceria foi anunciada em agosto do ano passado, mas o fechamento da transação estava sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), processo que se encerrou ainda em 2016. Com o investimento, a Sonda passou a deter 60% de participação societária na Ativas, permanecendo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o grupo Asamar com os outros 40%.

Para o acionista e membro do conselho de administração do grupo Asamar, Sérgio Cavalieri, este é mais um capítulo na história da Ativas Data Center. Segundo ele, a parceria firmada com a gigante chilena representa uma decisão estratégica dos sócios, visando o reposicionamento da empresa mineira no mercado nacional.

“Com a chegada da Sonda, a empresa passa a se chamar Sonda Ativas e a acumular as qualidades e características dos três grupos. A Cemig oferece sua expertise enquanto maior empresa do Estado, com qualidade e exemplo de governança e atendimento ao consumidor; a Asamar, com 85 anos de história, traz o excelente relacionamento com os stakeholders; e a Sonda, com 40 anos de mercado, colabora com um know how nas áreas de serviços e TI”, detalhou.

Conforme Cavalieri, com a entrada da Sonda na sociedade, os planos são de expandir a oferta e o mercado de atuação, colaborando para o crescimento da empresa, sempre com foco na entrega de serviços de maior valor agregado.

Vale destacar que a Ativas foi criada em 2010 e sua atuação compreende um conjunto de serviços baseados na exploração de seu data center, que conta com certificação Tier III, além de modernos padrões internacionais de sustentabilidade ambiental e eficiência energética. A empresa conta ainda com uma área de 1,5 mil metros quadrados de piso elevado e uma área total construída de 6 mil metros quadrados em um terreno de 11 mil metros quadrados, permitindo futuras expansões.

Além disso, a empresa dispõe de uma relevante carteira de clientes, alguns deles importantes empresas brasileiras e várias das maiores companhias mineiras. Neste sentido, Cavalieri ressaltou que, desde o ano passado, os serviços agregados pela Sonda já estão disponíveis na Ativas.

“A vantagem é que hoje a Ativas tem em seu portfólio variedade de serviços, todos voltados para médias e grandes empresas. Os serviços agregados pela Sonda a torna uma empresa bastante completa e com ferramental forte para competir em qualquer mercado”, explicou.

Fonte: Diário do Comércio