O conceito de gestão empresarial, principalmente, em empresas de médio e menor porte, nunca foi tão disseminado e discutido. São cursos, eventos, consultorias, encontros, mas afinal de contas o que é gestão empresarial? Nada mais é do que um conjunto de partes interligadas para atingir objetivos, ou seja, atingir resultados através da utilização de estratégias empresariais. Sem nenhuma pretensão de simplificar a importância e abrangência do conceito, vejamos os principais passos para aplicação de um modelo prático de gestão empresarial:

1º. Definir os objetivos estratégicos: É preciso deixar claro para todos  qual a visão de futuro da organização, aonde ela quer chegar.

2º. Elaborar e implementar as estratégias e metas a serem alcançadas: gerenciar uma empresa se faz com método, excelência e disciplina. É seguir procedimentos obsessivamente, com flexibilidade, adaptando-se de forma ágil às mudanças do setor e da economia.

3º. Alcançar e manter as metas: foco absoluto nos resultados com os recursos disponíveis. É preciso gerenciar e controlar continuamente.

Em outras palavras, o que chamamos de gestão estratégica empresarial é o que há décadas atrás o Peter Druker, guru da administração mundial, chamava de APO – Administração por Objetivos.

Mas por que grande parte das empresas, frequentemente, não conseguem executar ou alcançar o que foi planejado? Porque o que têm que ser feito nunca segue a naturalidade ou o bom senso. Gestão é resultado e não esforço. Por exemplo: O que é sucesso para o setor de emergência de um hospital? O número de pessoas que sobrevivem a ataques do coração ou a rapidez com que são atendidas? Ou alguma média que combine os dois? Já reparou como em boa parte do setor público a falta de mentalidade em gestão faz com que se coloque o foco no esforço e não no resultado? Esforço é irrelevante do ponto de vista gerencial. Para obter resultados, temos que traduzir propósitos em medidas de desempenho. É sempre mais fácil medir o que se faz, do que aquilo que você quer obter como resultado. É mais fácil, mas é medíocre.

Gerir um negócio é uma atividade complexa, um modelo de sucesso representa uma maneira melhor de fazer algo. É fazer a mesma coisa de forma diferente. Gerir uma empresa se faz com método, e alocar recursos escassos é a essência da gestão, suportar as dores que isso causa, também.

Para obter sucesso no gerenciamento dos negócios um dos principais desafios dos gestores é o desenvolvimento de pessoas, e a utilização destas, como diferencial competitivo. Afinal, o que é uma organização? Uma organização é essencialmente feita de pessoas e para pessoas. Gestão são sobre pessoas, atitudes, valores e as pessoas são ferramentas imprescindíveis e cada vez mais importantes. O que distingui um plano capaz de produzir resultados é a designação do pessoal-chave para liderar e trabalhar em tarefas específicas, e também, a adesão de todos em relação ao planejamento e missão da empresa. É fazer com que todos se sintam responsáveis e acreditem nos objetivos estabelecidos. Como se faz isso? Criando uma cultura participativa, de valorização, respeito e voltada para resultados.

Gestão é fazer acontecer, e as pessoas são a sua essência.

Autor: Marco Aurélio Rodrigues