Operação no Estado será mantida, assim como a marca

Para ampliar os negócios em Minas Gerais, a Melitta, companhia alemã especializada em café, comprou a Café Barão, empresa brasileira tradicional do setor com sede em Piumhi, região Centro­Oeste de Minas Gerais, e que integra o Grupo Mogyana. O negócio, que envolve também a compra dos equipamentos para a produção do café torrado e moído, não teve o valor revelado.

De acordo com o presidente da Melitta para a América do Sul, Marcelo Del Nero Barbieri, a operação será mantida, assim como a marca, o que garante a manutenção dos postos de trabalho na planta produtiva. A Café Barão tinha os produtos distribuídos principalmente em Minas Gerais e São Paulo.

“Com a aquisição, passamos também a gerir toda a força comercial da marca Café Barão, isto é, a equipe de vendas e outras áreas de suporte a vendas, como distribuição e logística. Os demais funcionários ficarão sob a gestão do antigo proprietário, que tem outros negócios na região. A Melitta sempre trabalha de forma transparente e é este espírito que estamos levando para esta nova fase da Café Barão. Foi assim que fizemos quando adquirimos o Café Bom Jesus, em 2006, e faremos agora”, afirma Barbieri.

A aquisição faz parte da política de crescimento da empresa alemã, que está no Brasil há 49 anos. Presente em 60 países, tem no Brasil o seu segundo maior mercado. Compõem o portfólio da empresa, além de cafés, filtros, cappuccinos e assessórios para café, como garrafas térmicas e suportes para filtro.

“Com a aquisição da Barão esperamos crescer ainda mais a participação do Grupo Melitta no mercado brasileiro, fortalecendo as nossas marcas em Minas Gerais, o que também contribui para que seja possível levar para mais lares brasileiros o café ideal para cada momento e para cada paladar. O Café Barão faz parte de uma empresa familiar e é uma marca muito tradicional, com mais de 25 anos de atuação em Minas Gerais e parte do interior de São Paulo. Além disso, os cafés da marca são de qualidade, em sinergia com os valores do Grupo Melitta”, explica o presidente da Melitta para a América do Sul.

Espera­-se que a nova proprietária faça investimentos para desenvolver ainda mais essa marca, além de elevar a capacidade de produção. Os detalhes, porém, ainda são mantidos em segredo.

“Com essa aquisição, uniremos forças para ter um portfólio ainda mais completo e diversificado para atender aos mais variados paladares brasileiros. Continuaremos investindo em nossas marcas, fábricas e pessoas, oferecendo produtos de qualidade em que o consumidor possa confiar para servir café para os amigos e familiares”, destaca o executivo.